sobre o authenticgames

Jovem brasileiro chega a faturar R$ 39 milhões por ano no Youtube e já abriu escola

authentic games 0117 400x800
AUTHENTICGAMES
Quem ainda acha que passar o dia jogando videogame é coisa de criança, definitivamente não conhece o universo de profissionais que se dedicam exclusivamente a essa atividade – e faturam alto com ela. Um dos maiores exemplos brasileiros é Marco Túlio, dono do canal AuthenticGames no YouTube. Com 8 milhões de assinantes, revistas e livros publicados e até uma escola aberta, o jovem conseguiu unir duas tendências: canais de vídeo na internet e o crescimento exponencial da indústria de games.
A “brincadeira” deu resultado – e virou uma empresa. Hoje, o canal AuthenticGames figura entre os mais influentes do mundo e pode bater uma rentabilidade anual de cerca de R$ 39 milhões (dados do Socialblade, que mede o valor dos produtores de conteúdo do YouTube). “Tenho 25 ou 30 pessoas trabalhando comigo diretamente só pra fazer com que os projetos tenham a qualidade e o compromisso do canal”, contou Marco Túlio ao Vix.
PUBLICIDADE
grafico
AUTHENTICGAMES/ARTE:VIX
Indústria em ascensão
De acordo com dados banco de investimentos de produtos digitais Digi-Capital, a indústria de games deve ter faturamento de mais de 100 bilhões de dólares em 2017 - uma cifra astronômica em real: mais de R$ 300 bilhões. Tamanha popularização, claro, reforçou o engajamento e busca dos usuários por mais informações sobre os produtos que consomem.
Recentemente, um grande investimento do YouTube reforçou a tendência: a empresa lançou o YouTube Gaming, plataforma dedicada justa e exclusivamente ao tipo de conteúdo que Marco Túlio – e outros tantos produtores de conteúdo – fazem.
PUBLICIDADE
grafico 3
AUTHENTICGAMES/ARTE:VIX

Por que Minecraft faz tanto sucesso?

Entre uma infinidade de jogos disponíveis, Marco apostou em uma das fatias mais expressivas: o jogo Minecraft é um dos mais populares atualmente – ano passado, foi comprado pela Microsoft por 2,5 bilhões de dólares e chegou à marca de 100 milhões de cópias vendidas. Trata-se de um game de construção, em que o usuário utiliza blocos como ferramentas para fazer paisagens, casas e outros objetos – quanto mais recursos conseguir coletar, mais complexas são as possibilidades de construções.
Para Marco Tulio, é justamente o conceito de “mundo aberto” que torna o jogo tão atrativo. “Tudo o que você imaginar e quiser criar você consegue dentro do jogo. Ele não tem limites, não tem fim. E acho que isso faz dele um jogo mais democrático”, explica.
“Não ter fim” também torna o game uma mina de dinheiro para quem trabalha, de alguma forma, com ele: só no canal de Marco Tulio são mais de 2600 vídeos publicados. Em uma busca no YouTube, mais de 40 milhões de resultados são exibidos para “Minecraft gameplay” – e a cada dia mais novidades do jogo aparecem. “Tudo que alguém imaginar ou quiser criar dentro do jogo consegue”, pontua Marco.
grafico 2
AUTHENTICGAMES/ARTE:VIX
PUBLICIDADE

Authentic Games além do canal

Tanto conteúdo publicado fez com que o próprio youtuber se tornasse uma figura querida pelos jogadores de Minecraft. Além de produzir conteúdo relacionado ao game, ele mesmo acabou ganhando o status de celebridade – o que, é claro, só aumenta o ganho. Assim, além do canal, uma série de produtos surgiram sob a marca AuthenticGames.
Quando o canal começou a crescer de fato, por volta de 2015, foi que Marco Tulio começou a pensar na expansão dos negócios. “Quando vi que meu canal já era maior do que os que me inspiraram comecei a investir na estrutura de produção e em outros negócios”, explicou. Hoje, ele tem três livros lançados – uma biografia e duas aventuras no mundo de Minecraft. Juntas, as publicações somam 250 mil cópias vendidas. DVDs, revistas e uma linha de roupa de cama também estão entre os produtos lançados pelo canal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sobre o felipe neto

sobre o lucas neto